O fim da tentativa de Gabby Douglas de se classificar para os Jogos Olímpicos de 2024
A lendária ginasta Gabby Douglas, tricampeã olímpica, teve que desistir de sua tentativa de se classificar para os Jogos Olímpicos de 2024 devido a uma lesão no tornozelo. Douglas, que conquistou três medalhas de ouro olímpicas, informou à
ESPN que estava se retirando do Campeonato de Ginástica dos Estados Unidos deste fim de semana após sofrer a lesão durante os treinos.
Uma carreira brilhante e a busca por mais uma chance olímpica
Apesar de não poder se classificar para os Jogos de 2024, Douglas disse à repórter Alyssa Roenigk que continuará treinando com os olhos nos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles. "Provei a mim mesma e ao esporte que minhas habilidades permanecem em nível de elite", afirmou Douglas. "Meu plano é continuar treinando para as Olimpíadas de Los Angeles 2028. Seria uma honra representar os EUA em uma Olimpíada em casa."
Douglas, que nunca se aposentou formalmente, parou de competir após as Olimpíadas de 2016. Sua mãe, Natalie Hawkins-Douglas, confirmou em julho de 2023 que sua filha estava treinando novamente com o objetivo de competir nos Jogos de Paris. A confirmação veio após Douglas anunciar em suas redes sociais que estava de volta à academia.
Desafios e conquistas na carreira de Gabby Douglas
A primeira competição da tentativa de retorno de Douglas seria no Winter Cup da USA Gymnastics, em fevereiro, mas ela teve que se retirar após testar positivo para a COVID-19. No American Classic, em abril, Douglas obteve um escore geral de 50,65. Ela participou das barras assimétricas no U.S. Classic antes de se retirar do restante da competição.
Douglas conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica em 2012, na competição por equipes do individual geral. Ela obteve o maior escore da equipe dos EUA nas barras assimétricas (15,200) e na trave de equilíbrio (15,233). Foi a primeira medalha de ouro olímpica da equipe dos EUA na competição por equipes desde 1996. Douglas seguiu com duas medalhas de ouro nos Jogos de 2016, incluindo no individual geral e na competição por equipes como membro da "Final Five" com Simone Biles, Laurie Hernandez, Madison Kocian e Aly Raisman.
Inspiração e determinação para o futuro
Apesar de não poder se classificar para os Jogos de 2024, Douglas disse que continuará a inspirar seus colegas e a próxima geração de ginastas. "Amo esse esporte e amo empurrar meus limites", afirmou. "Espero poder inspirar meus colegas e a próxima geração de ginastas de que a idade é apenas um número e que você pode conquistar qualquer coisa com muito trabalho duro."
Referências
Gabby Douglas' 2024 Olympic Bid Ends After Pulling Out of US Gymnastics Championships