Longevidade e Equilíbrio: Indicadores de Envelhecimento Neuromuscular
Longevidade e Equilíbrio: Indicadores de Envelhecimento Neuromuscular
Com o avanço da saúde e dos padrões de vida, a expectativa de vida está aumentando globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida saudável aumentou de 58,3 anos em 2000 para 61,9 anos em 2021.
Equilíbrio como Indicador de Envelhecimento Neuromuscular
Um estudo liderado por cientistas da Mayo Clinic sugere que a capacidade de equilibrar-se em uma perna é um indicador confiável de envelhecimento neuromuscular em homens e mulheres. A pesquisa, publicada na PLOS One, revelou que o equilíbrio em uma perna é um dos primeiros aspectos a declinar com a idade.
Resultados do Estudo
O estudo recrutou 40 pessoas saudáveis com 50 anos ou mais, divididas em dois grupos etários. Os participantes foram submetidos a diversas medições, incluindo força de preensão e de joelhos. Foi observado que a capacidade de equilíbrio em uma perna diminui com a idade, indicando um declínio mais rápido no sistema sensorial neuromuscular do que na força muscular.
Importância do Equilíbrio na Terceira Idade
Mantendo o equilíbrio ao envelhecer, é possível evitar quedas que podem resultar em fraturas ósseas e outras lesões. Além de exercícios de força e flexibilidade, é essencial incluir atividades que melhorem o equilíbrio, como tai chi, yoga e pilates, na rotina diária.
Referências
Fonte: Medical News Today