Morte de Oleksandr Pielieshenko, halterofilista olímpico ucraniano, choca a comunidade esportiva
A comunidade esportiva internacional ficou consternada com a notícia da morte do halterofilista olímpico ucraniano
Oleksandr Pielieshenko, aos 30 anos, enquanto lutava na linha de frente da guerra entre Rússia e Ucrânia. A Federação de Halterofilismo da Ucrânia (UWF) anunciou o falecimento do atleta em uma postagem no Facebook.
Halterofilista olímpico ucraniano morre em combate
Segundo a UWF, Pielieshenko se juntou às forças armadas ucranianas logo nos primeiros dias da invasão em larga escala da Rússia. "É com grande tristeza que informamos que o coração do mestre de esportes meritório da Ucrânia... Oleksandr Pielieshenko parou de bater hoje", lamentou a federação.
Primeiro Olympiano a morrer na guerra Rússia-Ucrânia
De acordo com
Sean Ingle, do The Guardian, Pielieshenko é o primeiro atleta olímpico a morrer na guerra entre Rússia e Ucrânia. O também halterofilista ucraniano Vladyslav Heraskevych informou que cerca de 450 ucranianos que participaram de esportes profissionais já morreram no conflito.
Comunidade esportiva presta homenagens
O Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia prestou sua homenagem a Pielieshenko, afirmando que ele havia se juntado às forças armadas nos primeiros dias da invasão russa. "A guerra leva o melhor de nós... Expresso minhas sinceras condolências à família e entes queridos de Alexander! Esta é uma perda muito pesada para toda a comunidade de pesos pesados da Ucrânia. Os heróis não morrem", disse o treinador de halterofilismo e membro do conselho da UWF, Viktor Slobodianiuk.
Conquistas e carreira de Oleksandr Pielieshenko
Pielieshenko representou a Ucrânia nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil, onde ficou em quarto lugar na categoria de 85 kg masculino. Ele também conquistou o ouro nos Campeonatos Europeus de 2016 e 2017. No entanto, um teste positivo para doping em 2018 o levou a ser banido da competição, e ele não voltou a competir.
Referências
Bleacher Report - Ukraine Olympian Oleksandr Pielieshenko Killed in Russian War