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O que é e como surgiu o Dia do Cliente

Um data que vem ganhando notoriedade entre os consumidores brasileiros, especialmente aqueles que utilizam e-commerce ou aplicativos para a compra, é o dia do cliente. Ela se mostra uma ótima oportunidade para criar maiores laços de fidelidade entre as empresas e seus maiores ativos, o freguês. Porém, você sabe como surgiu o dia do cliente e porque ele é tão importante para os negócios.

Como surgiu o dia do cliente?

O dia do cliente surgiu em 2003 e seu idealizador foi o empresário gaúcho e especialista em marketing João Carlos Rego, que desde então vem movendo esforços para que a data ganhe notoriedade. Atualmente o dia do cliente é lei estadual em 10 estados, no Distrito Federal, em 15 capitais estaduais e em mais de 250 outras cidades em todas as regiões do Brasil e surgiu como um contraponto ao dia do consumidor comemorado no dia 15 de março.

Quando é comemorado o dia do cliente?

O que é e como surgiu o Dia do Cliente

O dia do cliente é comemorado no dia 15 de setembro, exatamente seis meses após o dia do consumidor. A data comemorativa não possui nenhum motivo em especial para acontecer nesse dia, fora espelhar a do dia do consumidor exatamente meio ano após a primeira data.

Qual a diferença entre o dia do cliente e o dia do consumidor?

O dia do cliente surgiu para valorizar o cliente e criar uma relação de fidelidade entre os consumidores e comerciantes, além de oferecer benefícios e boas condições de compra, a data é focada na valorização do cliente, que é o principal ativo de uma empresa. Segundo o seu idealizador, sua função é a de servir como um contraponto ao dia do consumidor, que ao seu ver, está mais focado em explicar os direitos do consumidor e nas reclamações dos mesmos, e portanto não aproxima os clientes dos comerciantes.

Qual a importância do dia do cliente?

O que é e como surgiu o Dia do Cliente

O dia do cliente é uma data importante para estreitar e consolidar as relações comerciais entre o negócio e o cliente, além de estimular ações que criem a capacitação de serviços de maior qualidade. Outra possibilidade para o dia do cliente é criar campanhas especiais de venda, promoções e descontos, ou quaisquer outros projetos que visem movimentar a economia e que colaborarem com a geração de emprego e renda.

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