Será que todas as máscaras irão protegê-lo de COVID?



À medida que a variante Delta continua a se espalhar e nosso entendimento sobre COVID cresce, há muito debate sobre as máscaras faciais serem ou não opções viáveis de proteção.

Pesquisas mostram que, por mais que todas as máscaras ajudem a prevenir a propagação de COVID, algumas funcionam melhor do que outras, e uma vedação ruim pode afetar negativamente a eficácia. Felizmente, as máscaras Fiber unem uma vedação melhor e uma filtração de alta eficácia para aumentar a sua proteção.

A ciência por trás das máscaras

De acordo com o CCD (Centers for Disease Control and Prevention / Centro de Controle e Prevenção de Doenças – EUA), COVID é transmitido através de gotículas respiratórias liberadas na expiração. Essas gotículas espalham-se pelo ar e outros podem respirá-las.

Ao usar uma máscara que cobre o nariz e a boca, você protege os outros de inalar suas gotículas respiratórias. Pelo fato de os portadores assintomáticos do vírus representarem mais do que 50% de todas as transmissões de COVID, é importante usar uma máscara, mesmo se você não se sentir doente. Além disso, sua máscara também o protege de inalar as gotículas dos outros.

No entanto, a eficácia geral de uma máscara depende da qualidade de seus materiais, da forma como ela se encaixa em seu rosto, e de se você a está usando corretamente.

Encaixe adequado é a chave

Mais do que qualquer outro fator, o encaixe correto de uma máscara em seu rosto impacta na eficácia da proteção contra COVID.

Para máxima eficácia, sua máscara deve:

  • Cobrir o nariz e a boca
  • Encaixar confortavelmente nos lados do seu rosto
  • Ter um filtro com eficácia comprovada

Se sua máscara não atender a esses requisitos, não importa que tipo de máscara seja, gotículas respiratórias irão escapar da sua máscara, e você poderá inalar ar não filtrado, ou seja, inalar gotículas respiratórias com partículas de COVID.

Pessoas que usam óculos, muitas vezes têm dificuldade em encontrar uma máscara que se encaixe corretamente e que não embace seus óculos. Procure máscaras que possuem um ajuste ergonômico, para que o ar não escape e para que seus óculos ainda fiquem encaixados naturalmente em seu nariz.

Máscaras de tecido

Máscaras com várias camadas de tecido são eficazes em proteger tanto você como outros de COVID. De acordo com o CDC, algumas máscaras de pano multicamadas podem bloquear até 50-70% de gotículas e partículas menores que 10 mícrons, tornando-as tão eficazes quanto as máscaras cirúrgicas descartáveis.

A eficácia da máscara de tecido depende do tipo de tecido usado; quanto melhor vedado for o material, melhor a filtragem da máscara. Ao escolher uma máscara de tecido, procure por tecidos com uma alta contagem de fios ou materiais filtrantes como polipropileno, que geram uma carga triboelétrica que captura partículas de forma mais eficaz, enquanto também repelem a umidade.

Alguns tecidos também são tratados com um agente antimicrobiano para eliminar patógenos nocivos na superfície da máscara. A máscara Fiber PRO é criada com nanotecnologia de prata, nanopartículas que penetram as paredes celulares bacterianas, mudando sua estrutura e levando à morte celular. Isso significa que nossas máscaras não apenas filtram as partículas de COVID; elas as destroem.

Muitas pessoas se queixam de que as máscaras de tecido ficam molhadas com a umidade causada pela expiração, o que irrita a pele e minimiza a respirabilidade. Como resultado, algumas pessoas optam por máscaras com aberturas de exalação ou válvulas, mas essas válvulas diminuem a eficácia de sua máscara, porque elas permitem que as gotículas respiratórias passem através da mesma.

Como as máscaras Fiber são impressas em 3D com suporte de filtro rígido, o tecido da máscara é mantido longe do seu rosto, limitando o contato facial e reduzindo a irritação.

Algumas pessoas também se queixam de dor nas orelhas devido à pressão das alças em máscaras de tecido. Assim, na Fiber, removemos as alças de orelhas de nossas máscaras Sport e Sport Pro. Em vez disso, a fixação desses modelos é feita através de uma única alça ajustável em volta da cabeça.

Máscaras cirúrgicas descartáveis

Máscaras cirúrgicas descartáveis estão amplamente disponíveis e são altamente eficazes, desde que se encaixem corretamente. Procure máscaras cirúrgicas descartáveis feitas de múltiplas camadas de material não-tecido e um arame de nariz.

Embora seja eficaz em proteger você e outros de COVID, estas máscaras são leves, e algumas pessoas incomodam-se com a máscara entrando na boca e no nariz quando respiram, especialmente quando falam.

Uma vez que a exposição a líquidos degrada a eficácia das máscaras cirúrgicas, estas máscaras descartáveis devem ser trocadas com frequência para evitar o acúmulo de umidade no interior. As máscaras da Fiber possuem suporte de filtro 3D, o que impede o efeito de sucção, protegendo-as da umidade e mantendo sua integridade.

O CCD (Centers for Disease Control and Prevention / Centro de Controle e Prevenção de Doenças – EUA) atualmente recomenda que as pessoas evitem a propagação da variante Delta usando uma máscara de tecido sobre uma máscara cirúrgica descartável. Com uma máscara Fiber, não há necessidade de duas máscaras para garantir a proteção. Nossas máscaras vêm com filtros descartáveis de três camadas para protegê-lo não apenas de COVID, como também de outros vírus, bactérias, pólen, fumos e derivados prejudiciais.

Respiradores (N95 e outras variantes)

Uma das máscaras faciais mais eficazes é a N95, feita de polipropileno que é derretido até que fique justo o suficiente para filtrar 95% das partículas, tanto grandes como pequenas. Devido à sua eficácia, muitas companhias aéreas agora exigem que os passageiros usem máscaras N95 durante os voos.

As máscaras são usadas firmemente contra o rosto para criar uma vedação que maximiza a sua eficácia, mas podem causar desconforto para o uso prolongado. Mesmo assim, muitos usuários a preferem por causa de sua estrutura rígida, que mantém a máscara longe da superfície da pele.

O CDC e a OMS inicialmente não recomendaram máscaras N95 para uso diário por serem escassas, reservando-as para profissionais de saúde. A versão chinesa do N95, o KN95, apresenta a maioria dessas mesmas características de segurança, mas é certificado com padrões diferentes do N95. Os fabricantes de KN95 devem fornecer documentação sobre a eficácia das máscaras para provar que protegem contra COVID.

Se você gosta das características da máscara N95, mas não têm acesso a uma ou quer usar uma opção mais sustentável (Máscaras N95 são descartáveis), as máscaras da Fiber são uma ótima alternativa. Devido à sua tecnologia de impressão em 3D, elas ficam longe da pele, e os filtros triplos funcionam de forma eficaz para filtrar as gotículas respiratórias. Além disso, seu design ergonômico permite que elas se encaixem confortavelmente nos lados do rosto e no nariz, formando uma vedação, sem necessidade de ser usado tão pressionada como uma máscara N95.

Face Shields

Face shields são comumente usados por pessoas que acham as máscaras desconfortáveis. Embora sejam considerados equipamentos de proteção individual (EPI), eles não são eficazes para protegê-lo de COVID, a menos que sejam usados em combinação com uma máscara facial.

Os face shields não fornecem uma vedação para filtrar as gotículas respiratórias, razão pela qual o CCD e a OMS ainda recomendam o complemento essencial com uma máscara. No entanto, os face shields protegem os olhos das gotículas respiratórias que podem estar infectadas com partículas de COVID.

Se você trabalha com pessoas surdas ou com problemas auditivos, ou em outra situação em que você não pode usar uma máscara, use um face shield que cubra o rosto e o queixo para minimizar o respingo de gotículas respiratórias.

Máscaras Fiber

As máscaras Fiber são incomparáveis se você está procurando a combinação perfeita de conforto durante todo o dia e eficácia em protegê-lo de COVID. Oferecemos três modelos diferentes – Air, Sport e Sport Pro - todas são criadas usando a mesma impressão em tecnologia 3D de forma sustentável, e testadas por atletas em todo o mundo para máxima performance.