5 aplicativos para a aprendizagem de idiomas

Aplicativos para a aprendizagem de idiomas já existem há muitos anos, porém com pandemia da Covid-19 e, consequentemente, com boa parte da população tendo que procurar atividades dentro de casa por conta da quarentena, muitos desses aplicativos ganharam popularidade e viram seu número de usuários crescerem exponencialmente nesse intervalo de tempo.

Mas não foi apenas o fato de ser uma atividade interessante para aqueles que precisaram ficar em casa que fez com que os aplicativos para aprendizagem de idioma ganhassem muitos fãs nesses últimos anos, além disso outros atributos contribuíram para sua popularidade.

O principal fator é que eles não demandam muito tempo do usuário, geralmente são compostos por aulas e atividades curtas e divertidas, que fazem com que o tempo gasto no aplicativo passe despercebido, ao contrário de uma aula comum em sala de aula que pode ser um tanto quanto maçante.

Outra característica importante é que as aulas e atividades podem acontecer em qualquer lugar, enquanto se espera o ônibus ou uma consulta médica, no intervalo do almoço e assim por diante. Com a criação de atividades cada vez mais elaboradas e com a ajuda de linguistas e pedagogos profissionais, os aplicativos para a aprendizagem de idiomas devem crescer ainda mais em número de usuários, especialmente com a popularização da web 3.0 e da utilização da realidade virtual.

Vamos conhecer agora alguns do principais aplicativos para aprendizagem de idiomas e suas particularidades:

Duolingo

5 aplicativos para a aprendizagem de idiomas

O mais popular entre os aplicativos de aprendizagem de idiomas, o Duolingo tem como principal destaque o fato de ser bastante intuitivo e da possibilidade de competir com outras pessoas, pois a cada atividade o usuário pode ganhar pontos e disputar com outros jogadores/alunos em ligas mais difíceis.

O Duolingo possui atividades em diversos idiomas e é focado no vocabulário, gramática e pronúncia. Além disso, ele apresenta cartões de palavras que facilitam a memorização. O aplicativo é gratuito, mas existe uma função paga com algumas vantagens para o usuário.

Babbel

5 aplicativos para a aprendizagem de idiomas

O Babbel é um aplicativo pago que oferece aulas em 14 idiomas diferentes, do inglês e espanhol até o turco e o indonésio. O grande diferencial do Babbel está na estrutura das aulas e na resposta ao aprendizado. No app é possível focar as aulas em conversas do interesse do usuário - como esportes, viagens, negócios e etc - o que torna a aula mais dinâmica e faz com que o aplicativo tenha um tempo de resultado bastante rápido. Segundo a plataforma, a partir de dois meses o usuário já pode estar falando o idioma escolhido.

Beelingo

5 aplicativos para a aprendizagem de idiomas

Com uma proposta diferente dos anteriores, o Beelingo app tem como proposta o uso da neurociência para aquisição da linguagem. A ideia do app é que o usuário aprenda um idioma naturalmente - lendo e ouvindo audiobooks, notícias e músicas.

Busuu

5 aplicativos para a aprendizagem de idiomas

Outro aplicativo para o aprendizado de idiomas bem conceituado é o Busuu. Com a possibilidade de estudar 12 idiomas, o grande diferencial do Busuu é o seu plano de ensino que foi elaborado por linguistas profissionais. O aplicativo possui aulas ao vivo e possui uma comunidade de usuários com os quais é possível treinar o idioma escolhido. O aplicativo é gratuito, mas possui funções pagas com benefícios para o usuário.

Tandem

5 aplicativos para a aprendizagem de idiomas

Esse aplicativo se difere dos demais pois não se trata de um plano de estudo, mas sim de uma rede social para conectar perfis que possuam interesses parecidos e que estejam procurando treinar algum idioma específico. As conversas podem acontecer por mensagem escrita, áudio e vídeo e possui regras bem rigorosas, podendo levar ao banimento de quem deseja usar o aplicativo para outros fins fora o de aprender um novo idioma.

Agora é com você leitor, qual aplicativo você irá escolher para aprender um novo idioma? Para mais novidades sobre cultura e tecnologia, acesse nosso blog com conteúdo exclusivo