8 acessórios essenciais para andar de bike
Para garantir uma prática adequada do ciclismo e outros esportes envolvendo bicicleta, é preciso investir em acessórios e vestuários adequados, pois somente com a utilização deles é possível garantir que o esporte se torne uma atividade sadia e não outro motivo para lesões e dores de cabeça. Vamos conhecer agora alguns dos acessórios essenciais para andar de bike e a importância de cada um deles:
Capacete
Esse é um item essencial em qualquer uso da bicicleta, seja no esporte, como meio de transporte ou apenas para um passeio. O capacete é extremamente importante, pois é responsável por proteger a cabeça do ciclista em caso de acidente.
Por essa razão ele tem que ser escolhido com parcimônia e deve-se se optar por um modelo profissional que atenda todas as normas e que possa proporcionar a melhor segurança em uma situação crítica. Além de confortável, o capacete deve possuir um bom sistema de afivelamento que garanta que ele não se desprenda da cabeça do ciclista no momento de uma queda.
Shorts
Esse é um dos principais itens do vestuário do ciclista que deve receber uma atenção especial, principalmente para aqueles que pedalam longas distâncias e por um período prolongado. Por ser um dos locais que mais sofrem com o contato da bicicleta, deve-se optar por shorts de material leve e transpirável e, muito importante, que possua acolchoamento, para se evitar bolhas e queimaduras em regiões sensíveis da virilha.
Camisa
Apesar de ser um item muito cobiçado nas provas de ciclismo tradicional, não é desse tipo de camisa que estamos falando. A camisa de ciclismo tem a função de manter o corpo fresco no calor e seco quando o mesmo começar a suar. Outra função da camisa é diminuir a resistência do ar, facilitando o andamento da corrida.
Luvas, cotoveleiras e joelheiras
Apesar de não serem itens indispensáveis para andar de bike, esses são materiais importantes para os ciclistas que desejam pedalar por longas distâncias. As luvas devem ser sem dedo, para facilitar o grip das mãos,além de acolchoadas, o que protegerá a palma das mãos do impacto com o guidão e também servirão para proteger as mãos das intempéries do clima.
Já as cotoveleiras e joelheiras têm a função de proteger o atleta em caso de queda, por isso precisam possuir o acolchoamento necessário para a proteção do corpo do ciclista.
Óculos de ciclismo
Os óculos de ciclismo tem a função de proteger o atleta em dois momentos, o primeiro é proteger o ciclista dos raios solares, especialmente nos percursos realizados no verão. A outra função é proteger os olhos da poeira, insetos ou outros elementos existentes no ar.
Tênis
Para percursos mais longos sugere-se a utilização de um calçado específico para o ciclismo. Esse tipo de tênis possui um solado mais rígido que garante uma melhor firmeza no encaixe com o pedal. Com os pés presos ao pedal, o ciclista faz força em todas as direções, o que torna a pedalada mais confortável.
Garrafa d’água
Como qualquer esporte de alto rendimento, é extremamente necessário para o atleta permanecer bem hidratado, para isso recomenda-se uma garrafa d’água e um suporte para a mesma, acoplado à bicicleta, para um fácil alcance.
Itens de reparação
O ciclismo pode apresentar alguns contratempos, nunca se sabe quando um pneu vai esvaziar ou alguma correia irá sair de lugar, por isso é necessário levar alguns itens para uma reparação rápida e não ter que carregar a bicicleta no trajeto de volta. Recomenda-se um kit de ferramentas leve e compacto, além de outros itens como uma bomba de ar, uma câmara de ar sobressalente e um kit de remendo.
Tudo pronto! Agora você já pode se aventurar no pedal, esse esporte de alta intensidade que combina velocidade com a possibilidade de vislumbrar paisagens de tirar o fôlego.
Para mais dicas sobre esportes, saúde e bem-estar, acesse nosso blog para mais novidades.