Como escolher a raquete de beach tennis

O beach tennis é um dos esportes que mais vem crescendo no Brasil. Algumas pesquisas inclusive indicam que, dentro de alguns anos, a modalidade pode superar o tênis tradicional em relação ao número de praticantes. Porém, para quem está interessado em começar a praticar o esporte é comum surgirem muitas dúvidas, e uma das mais recorrentes é qual tipo de raquete se deve escolher quando se está começando no beach tennis?

A resposta não é definitiva, pois no momento da escolha outros fatores se fazem presente fora a escolha de cor ou marca. Em especial se deve levar em conta em que nível está o atleta, e mesmo para quem está começando do zero, fatores como o tamanho, peso e material estão relacionados à estrutura física de cada um.

Mesmo assim, existem alguns preceitos básicos sobre o equipamento que mesmo para quem está começando deve conhecer e que vão facilitar a escolha no momento de decisão da compra, e que podem ser o diferencial entre uma experiência saudável ou não com o esporte. Vamos conhecer alguns deles.

 

Materiais

Se engana quem pensa que as raquetes de beach tennis são feitas apenas de madeira. Na verdade as raquetes feitas desse material são minoria pois, apesar de serem mais baratas, não possuem qualidade suficiente para um bom desempenho no esporte. Na maioria das vezes as raquetes são produzidas com um composto de materiais, variando de proporção de acordo com as características desejadas por cada tipo de jogo, pois elas podem interferir em questões importantes como velocidade, potência e precisão. Vamos conhecer os principais:

  • Fibra de vidro: um material normalmente usado nas raquetes para aqueles que estão começando, a fibra de vidro possui a vantagem de ser uma material leve o que facilita o atleta novato a se acostumar com o peso do acessório, além de ser um material encontrado em modelos mais baratos.
  • Fibra de carbono: a vantagem da fibra do carbono está na maleabilidade de sua composição, podendo variar de modelos mais leves até os mais resistentes, que são os de preferência dos atletas com alguma experiência no esporte.
  • Kevlar: encontrada nos modelos mais caros e da mais alta tecnologia, a kevlar é uma fibra de aramida resistente que é usada na fabricação das raquetes de maior qualidade, trazendo a seus modelos uma leveza e resistência que, combinadas, não são encontradas em outros materiais.

Peso

O peso de uma raquete de beach tennis pode variar entre 320 até 375 gramas nos modelos para adulto, sendo que esse peso máximo é definido pela Federação Internacional de Tênis (ITF) que regula o esporte. Novamente é importante estar atento ao nível de experiência do jogador, quando mais pesada o modelo, mais esforço exigirá na hora de levantar a raquete para executar os golpes que, em compensação, serão mais potentes.

 

Espessura

Um aspecto importante no momento de adquirir uma nova raquete é a espessura da mesma e com ela se faz a mesma ligação entre quantidade e potência. A sugestão é que os iniciantes comecem com uma raquete de espessura de 2,1 cm, que são mais leves e portanto mais fáceis de usar. Após esse primeiro contato pode-se optar pelas mais espessas, como as que são utilizadas pelos profissionais, e que podem chegar a uma espessura máxima de 32,8 cm.


Furos

Como as raquetes de beach tennis não possuem cordas, os furos em seu interior são de extrema importância, especialmente se o atleta iniciante pretende começar a jogar ao ar livre. Quanto mais furos (e quão maiores forem eles) menor será a resistência do ar. Raquetes com 60 furos são indicadas para os iniciantes pois proporcionam a leveza necessária para quem está começando e ainda não se acostumou com a força necessária para executar os movimentos do jogo.


Comprimento do cabo

Outra parte importante da estrutura da raquete, o cabo pode variar de tamanho de acordo com a necessidade do atleta, modelos de cabo mais curto são ideais para quem está começando no esporte, pois facilitam o movimento do atleta na hora de golpear a bola. Para aqueles já mais aprofundados nas técnicas do esporte, os modelos mais longos são mais satisfatórios, pois aumentam a área de alcance, especialmente nas jogadas de defesa.


Superfície

Se aconselha a compra de raquetes de superfície áspera inclusive para aqueles que estão começando, pois estas facilitam o controle da bola e portanto uma maior precisão na hora de praticar as jogadas do beach tennis. Indica-se também uma parte superior de contorno arredondado para esses mesmos fins.


Portanto, na hora da compra da sua raquete de beach tennis, tenha em mente todos esses fatores e de como a aquisição de uma raquete errada pode levar a um esforço excessivo por parte de um jogador iniciante, o que posteriormente pode levar a lesões graves nos músculos e articulações. Além disso, se indica fazer um teste com o modelo (mesmo sem nunca ter jogado) para ver como ela se encaixa na mão e para se ter uma ideia de o quanto o peso pode interferir no esforço ao executar os movimentos necessários. Na dúvida, procure a opinião de um especialista, professor de beach tennis ou profissional de educação física, o que é de extrema importância no momento de começar um novo esporte.