3 Dicas de como treinar Beach Tennis sozinho e evoluir no esporte

Como treinar beach tennis sozinho

Para quem ainda não conhece a história do esporte, o beach tennis foi inventado em 1987, no nordeste da Itália, com características do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Se profissionalizou em 1996 e chegou no Brasil em 2008, onde cresceu de popularidade rapidamente, transformando o país na segunda força da modalidade, ficando atrás apenas da Itália.

 Como se trata de um esporte de local específico, o treino pode parecer complicado para aqueles que não moram em cidades com praias, porém existem algumas práticas que podem ajudar quem está começando a criar uma rotina de exercícios e que podem auxiliar na melhora do desempenho

 

Seguem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar no jogo

 

Simular os movimentos

treino de beach tennis sozinho 

Essa pode parecer uma dica bem óbvia, porém é importante para o jogador, especialmente para aqueles que estão começando no esporte, adquirirem a forma do movimento certo, pois uma mecânica ruim pode, não só atrapalhar no desempenho, mas em alguns casos, levar a contusões mais graves.

 Por isso é importante a repetição dos movimentos certos, para que os músculos realizem os mesmos de memória. Isso acontece com todas nossas ações cotidianas, desde segurar uma caneta, caminhar ou mesmo pegar algo do chão, ninguém presta atenção em como está fazendo cada um desses atos cotidianos, pois os músculos já realizaram eles tantas vezes que criaram um padrão para cada um. No esporte é a mesma coisa, a repetição leva a perfeição, portanto a realização do movimento correto não só melhora sua técnica no esporte, como também evita lesões, já que os músculos e tendões estarão realizando eles de forma menos acentuada.

 Portanto é importante saber quais são os golpes básicos do beach tennis e como realizá-los de forma correta, já que o esporte possui técnicas próprias e que se distinguem dos outros esportes do qual foi derivado, desde como segurar a raquete, como a movimentação do pulso e do braço.

 

Jogar contra parede

beach tennis treino sozinho

 

 Se torne seu principal adversário.

Com a técnica do jogo já bem treinada é importante botar em prática outras partes do jogo, como a movimentação e a velocidade. Aqui o exercício pode se dar de duas formas diferentes. A primeira é tentar simular diferentes golpes com a raquete. O beach tennis é um esporte com diferentes tipos de técnicas de golpe utilizadas durante a partida e para situações específicas, por isso é essencial treiná-las antes de uma partida.

 Um outro treino de parede que pode auxiliar na qualidade do seu jogo é utilizando um alvo, assim é possível melhorar a mira com diferentes movimentos e golpes, o que certamente ajudará a melhorar a qualidade da performance de quem está começando.

 

Corrida de tiros curtos

beach tennis fiber grip treino

 

 O beach tennis é uma modalidade que exige explosão, por isso a melhor forma de se preparar para ele é através de corridas de tiro curto, pois elas condicionam o corpo a movimentos rápidos e breves. Uma boa estratégia são corridas de 200 metros com intervalos que simulam as condições do jogo, ou seja, rallies disputados e pequenas pausas entre os pontos.

 O ideal é realizar essas corridas em um faixa de areia, tanto na praia como em um parque, para que os músculos dos pés e das pernas se acostumem com as características do solo, e desenvolva uma melhor resistência quando for disputar uma partida.

 Também se recomenda utilizar uma meia esportiva para melhorar a aderência dos pés em relação a areia, nesse caso as meias Fiber Power Sox são as que reúnem as melhores qualidades do mercado

 As sapatilhas multiesportivas Fiber são produzidas com tecnologia 3D e se ajustam ao formato do pé, garantindo maior firmeza e segurança aos movimentos. Possuem um solado resistente que permite seu uso em diferentes terrenos e são ideais para a prática esportiva em locais úmidos, como à beira-mar ou parques.