Por que os jogadores de futebol cortam as meias?

Os principais motivos que levam os jogadores de futebol cortarem as meias

Para um torcedor menos atento, a prática de alguns jogadores de futebol de cortarem os meiões do uniforme pode passar despercebida, só ficando mais visível quando atletas famosos como  Neymar, Messi e Mbappé desafiam as regras e usam meias de cores diferentes, o que pode levar a punições por parte das entidades reguladoras do esporte.

Mas qual o motivo de os jogadores cortarem os meiões?

A explicação é simples. Os meiões são fabricados com material de tecido fino e  que, de preferência, fiquem bem justos ao corpo, já que uma das suas funções é a de servir como suporte para as caneleiras. Contudo eles não são projetados para dar o conforto dos pés, e como o futebol é um esporte de mudanças rápidas de direção, além das longas distâncias percorridas pelos atletas, muitos são os jogadores que reclamam que os pés ficam deslizando dentro das chuteiras, o que pode levar a diversos tipos de torções e lesões, como bolhas e queimaduras. Para que isso não aconteça muitos atletas cortam os meiões na altura do tornozelo e utilizam nos pés meias mais confortáveis.

E qual o diferencial dessas meias?

Com o passar dos anos, a indústria esportiva passou a investir cada vez mais na tecnologia de equipamentos e uniformes, o que naturalmente a levou a focar também em meias que apresentassem melhor aderência e conforto para os pés. Inúmeras são as marcas que desenvolveram meias especiais para o jogo, diferenciando esses modelos especiais dos meiões tradicionais. O maior diferencial desses modelos está na qualidade do tecido utilizado, geralmente optando por aqueles que auxiliam na transpiração dos pés, evitando que eles fiquem úmidos de suor. Alguns desses modelos contam com partes de acolchoamento reforçado e com a utilização de materiais (como borracha e silicone) na sola e calcanhares, para que esses locais tenham melhor aderência ao calçado, evitando que o pé fique deslizando dentro do mesmo.

Os jogadores podem fazer isso?

O corte dos meiões e a utilização de uma meia aderente especial é permitida desde que siga as regras do futebol em relação ao uniforme. Assim como outros equipamentos auxiliares - como shorts e camisetas térmicas, faixas e até mesmo as fitas utilizadas para evitar lesões musculares -, as meias devem ser da mesma cor do uniforme utilizado em jogo. Por exemplo, quando a camiseta for listrada, todos os jogadores devem optar por acessórios da mesma cor. Utilizar as meias de uma cor e meiões de outra é infração cabível de punição, de cartão amarelo até mesmo à multa, especialmente em grandes competições internacionais, onde a fiscalização é mais rigorosa. Além disso, também é importante frisar que as fitas que seguram e unem os meiões e as meias devem ser da mesma cor, pois também são consideradas itens do uniforme.

Como elas devem ser utilizadas?

Usar meias de melhor aderência não é necessariamente uma novidade, seu uso é datado há pelo menos há duas décadas, a grande diferença ficando na qualidade do material com as quais elas são fabricadas, além da criação de modelos cada vez mais qualificados para melhorar a performance dos atletas. Além disso, a caneleira fica mais firme quando se utiliza a fita para unir as duas meias. Portanto, mesmo para aqueles que apenas praticam o futebol de final de semana, é importante encontrar os melhores materiais para a prática esportiva saudável, o que pode ser o diferencial no momento de evitar lesões ou outras situações de dano físico para o atleta.