Para que serve o manguito de basquete?

Quem acompanha o basquete, não importando o nível -  desde campeonatos locais até a NBA ou mesmo o NBB - já deve ter percebido jogadores usando um acessório parecido com uma manga no braço, especialmente naqueles com os quais eles executam o arremesso. Esse acessório se chama manguito de compressão ou arm sleeve em inglês, e hoje em dia já não causa estranhamento naqueles que assistem o esporte com frequência. Mas nem sempre foi assim.

A origem do uso do manguito

Tudo começou na temporada 2000/2001 da NBA. Allen Iverson, um dos maiores jogadores da liga na época, sofria com bursite (inflamação da bursa, um tipo de almofada que fica entre o osso e a pele, amortecendo o impacto) no cotovelo do braço com o qual arremessava e foi consultar um especialista para tentar resolver a situação. O médico então recomendou ele usar uma arm sleeve, o que ajudou para que a dor no seu braço diminuísse.

Mesmo após o término do tratamento, Iverson continuou usando o acessório, tanto para prevenir novas lesões, quanto por questão estética, pois o mesmo acabava escondendo algumas tatuagens que o jogador não gostava. Desde então o manguito virou moda na NBA e entre outras ligas. Na NBA, por exemplo, estima-se que 65% dos jogadores usam pelo menos um manguito, mas em existem muitos casos de atletas que usam nos dois braços. Mas além do benefício estético, quais são os outros motivos para os jogadores usarem o manguito durante as partidas?

Compressão dos músculos

Os manguitos oferecem compressão aos músculos, o que permite uma melhor oxigenação dos mesmos, diminuindo a frequência cardíaca. Eles também ajudam evitar inchaços, fadiga muscular e coágulos sanguíneos, além de reduzir o tempo o tempo de recuperação em lesões musculares.

Aquecimento

Arm sleeves também ajudam a preservar os músculos aquecidos, permitindo uma maior flexibilidade. Músculos aquecidos possibilitam que o atleta tenha maior controle dos movimentos, especialmente com a bola, o que faz com que os arremessos e dribles tenham melhor eficácia.

Alívio da dor

Outro benefício do uso de manguitos é que ele pode ser ótimo para aliviar a dor nas articulações do cotovelo e nos tecidos não-resistentes do seu braço, além de manter o cotovelo no lugar certo. Além disso, eles podem ajudar a prevenir doenças como hiperextensão e músculos distendidos.

Proteção

Como o basquete é um esporte que envolve bastante contato físico, as arm sleeves também podem ajudar a evitar algum contato mais duro, prevenindo arranhões e diminuindo o impacto de tapas ou outros movimentos bruscos dos quais os braços possam ser alvos.

 

Braços secos

Muitos jogadores de basquete, especialmente quando estão atacando, usam os manguitos para reduzir os níveis de suor, pois o mesmo dificulta a firmeza no momento de pegar a bola, o que deixa os passes e arremessos menos precisos. Além disso, o manguito pode servir como uma barreira contra o contato do jogador adversários.

Mas apesar dos diversos benefícios, antes de optar por usar um manguito, o jogador deve consultar um médico para saber se não existe nenhuma condição especial que possa prejudicar a saúde do atleta com o uso, como diabetes, alergias ou esclerose isquêmica, por exemplo. Também é importantíssimo saber a procedência do equipamento, conferir o depoimento de outros compradores e sempre optar por aqueles que priorizam a qualidade do material, pois essa pode ser a diferença entre um acessório que previne uma lesão ou algo que pode prejudicar o jogador.