5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno

Apesar de o Brasil ser um país conhecido pelo clima tropical e pelas belas praias, ele também pode ser aproveitado pelo seu clima frio. Por isso criamos essa lista de 5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno.

Quem não gosta de um cobertorzinho e um chocolate–quente na frente da lareira? Ou então um jantar romântico com fondue e vinho? E se poder fazer tudo isso em uma paisagem bucólica, típica do inverno? Com um investimento cada vez maior em infraestrutura, as cidades turísticas especializadas na estação mais fria do ano veem crescer o número de visitantes a cada ano, apostando suas fichas de que o brasileiro gosta de praias, mas também de montanhas.

Vamos conhecer 5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno:

Campos do Jordão - SP

5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno - vista aérea de Campos do Jordão

Também conhecida como a Suíça brasileira, Campos do Jordão fica a 182 km da capital paulista e é reconhecida nacionalmente como um dos destinos mais famosos para quem quer aproveitar o clima frio. Esse clima é fruto da alta elevação da cidade, a maior entre as cidades brasileiras com 1682 metros de altitude.

Com temperaturas médias de 5°C durante as noites de inverno, Campos do Jordão oferece uma farta infraestrutura para quem quer aproveitar o clima gelado, são inúmeras as opções de restaurantes e hospedagens que atraem não só os casais em busca de um clima romântico, mas também jovens que querem badalação. Na gastronomia o destaque são os vinhos, chocolates e cervejas artesanais e para aqueles que gostam de passeios mais elaborados vale a pena conhecer o Morro do Elefante, o passeio de teleférico e o Parque Amantikir.

Gramado e Canela - RS

5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno - Lago Negro em Gramado, Rio Grande do Sul

Um dos destinos mais famosos do turismo de inverno brasileiro, as cidades irmãs de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul são separadas por apenas 7 km, o que sem dúvida facilita o itinerário para quem quer aproveitar todas as atrações que as duas cidades oferecem.

Distante 125 km da capital gaúcha, Gramado possui inúmeras atrações para diversos públicos, desde um passeio romântico para o casal ou outras formas de diversão que reúnem toda a família. Um dos pontos mais famosos é a Rua Coberta, centro da atividade gastronômica e com lojas de diferentes departamentos. Outras atrações são o Mini-mundo, uma cidade encantadora em miniatura, e Lago Negro, um ótimo ponto para um piqueinique.
Já a cidade de Canela também oferece ótimas opções de gastronomia e hospedagem, além da opção de diversos passeios, como o Parque do Caracol, famoso pela sua cascata e contato com a natureza.

Monte Verde - MG

5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno - Vista aérea de Monte Verde, Minas gerais

Para quem procura uma opção com mais tranquilidade, uma ótima opção é o distrito de Monte Verde, no município de Camanducaia em Minas Gerais, quase na divisa de São Paulo. Na localidade, a maioria da população de menos de 5 mil habitantes do Distrito, tem origem da Alemanha e da Letônia, porém recebe um grande afluxo de turistas nos meses frios, especialmente no final de Julho, quando acontece o Festival de inverno com diversas atrações culturais, especialmente musicais.

Com as temperaturas na estação com médias entre 11°C e 20°C, Monte Verde é ideal para quem gosta de um pôr-do-sol nas montanhas e possui ótimas hospedagens, além de lojas e restaurantes. Para aqueles que buscam um contato maior com a natureza, a localidade possui trilhas deslumbrantes, entre as mais famosas estão a Trilha da Pedra Redonda, A do Pico Selado e a Trilha do Platô.

Petrópolis - RJ

5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno - Hotem Quitandinha em Petrópolis, Rio de Janeiro

Distante cerca de 70 km da capital fluminense, Petrópolis (cidade de Pedro) recebeu esse nome em virtude do Imperador Dom Pedro II, que passava ali, junto com sua corte, os meses mais quentes, em virtude do clima mais ameno, fugindo do calor da capital. Com o fim da monarquia, o palácio do imperador virou o Museu Imperial, um dos pontos turísticos da cidade localizada na Serra do Mar.

Com mínimas na faixa dos 10°C possui inúmeras atrações para aqueles que gostam de história e natureza. Na cidade encontra-se também o museu de Santos Dumont, na antiga moradia do inventor do avião, além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Vale das Videiras. Para quem é um entusiasta das cervejas, o passeio pela fábrica da Bohemia é um programa imperdível.

Curitiba - PR

5 lugares frios para viajar no Brasil neste inverno - vista frontal Jardim Botânico em Curitiba, Paraná

A maior das cidades da lista, a capital mais fria do Brasil possui uma ótima infraestrutura para aqueles que desejam aproveitar o inverno com as benesses de uma cidade grande. É enorme a variedade de hotéis e restaurantes, o que atrai visitantes com diversos propósitos.

A variedade de passeios é grande, pois a capital paranaense contém uma boa quantidade de museus e parques interessantes, entre os mais famosos estão o Museu Oscar Niemeyer, o Parque Barigui, a Ópera de Arame e o Jardim Botânico de Curitiba.

O Brasil é um país continental e esses são apenas alguns exemplos de lugares com uma ótima infraestrutura para você aproveitar o que o inverno possui de melhor. Qual o seu destino preferido, deixe seu comentário e acesse nossos conteúdos sobre viagem no blog da Fiber.