7 aplicativos de exercícios físicos gratuitos

Com a procura das pessoas por uma vida mais saudável existem inúmeras opções para realizar os treinos sozinho. Por isso, separamos 7 aplicativos de exercícios físicos gratuitos para facilitar a vida de quem está procurando começar uma atividade física, mas ainda está receoso de enfrentar uma academia lotada.


A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas evitassem as academias que, em determinados horários, estão sempre lotadas, muitas não possuindo a ventilação correta para diminuir a contaminação. O que abriu espaço para um maior número de usuários optarem pelos aplicativos de atividades físicas. Eles são inúmeros, e possuem funções diversas, desde medir simples caminhadas, até auxiliarem em treinos de alto impacto. Vamos conhecer alguns dos melhores do gênero.

1. 7 Minutos Treino7 aplicativos de exercícios físicos gratuitos 7 minutos exercicios

Com um nome autoexplicativo, esse aplicativo é ideal para aqueles que procuram manter a boa forma, mas não dependem de muito tempo. O app disponibiliza diversos treinos de alta intensidade, os famosos HITC (high-intensity circuit training, ou circuitos de treino de alta intensidade, em português), são 12 exercícios de 30 segundos cada, com dez segundos de descanso. Para realizar o treino basta uma parede livre e muita disposição.

2. Fitness Pointfitness point 7 aplicativos

Esse aplicativo é indicado para quem já teve um contato com os aparelhos de academia e precisa gerenciar melhor seus treinos. Com esse aplicativo é possível acompanhar o progresso das sessões e a melhor forma de realizar os exercícios, já que para facilitar o entendimento do usuário, as atividades – que aparecem agrupadas por tipos de músculos – possuem animações para ilustrar melhor como os exercícios devem ser executados. Além disso é possível atualizar os treinos realizados em um calendário, detalhando o que foi feito em cada dia, o que facilita o acompanhamento deles.

3. Runtasticruntastic aplicativo de exercicios

O Runtastic começou como um aplicativo para medição de corridas, calculando o percurso, a duração e a velocidade do atleta. Por meio do GPS, ele identifica a distância percorrida, a maior e a menor altitude do percurso, a duração, e o pace do corredor. Além disso, a ferramenta acompanha a frequência cardíaca e as calorias queimadas. Com o tempo o aplicativo foi evoluindo e adicionou outras funcionalidades ao seu repertório, com exercícios diversos como flexões, abdominais e agachamentos.

4. Workout Trainerworkout trainer aplicativo exercicio

Uma ótima opção caso o usuário possua um bom inglês, o workout trainer é, ao contrário da maioria dos aplicativos que possuem funções pagas, 100% gratuito. Ele possui uma série de vídeos com instruções e as sequências de treinos são elaboradas por especialistas do ramo. Outro ponto positivo é que para realizar as atividades não é necessário nenhum tipo de equipamento e os treinos são excelentes. Com plano de treino personalizado, passado por meio de áudio e vídeo, o Workout auxilia na tonificação e no aumento de músculos, no emagrecimento e na eliminação da flacidez.

5. SWORKITSworkit trenio em casa

O Sworkit é uma das opções mais completas para quem deseja se exercitar em casa. Possui mais de 100 milhões de exercícios, além de vídeos de duração de 5 a 60 minutos. Outra vantagem é que ele possui treinamentos específicos para tipos de exercícios diferentes como aeróbicos, alongamentos, yoga e treinos de força. Ao iniciar o Sworkit, ele pergunta qual tipo de treino quer fazer e quanto tempo disponível tem em seu dia a dia e a partir daí, ele montará uma série personalizada.

6. Strava

Um dos aplicativos mais utilizados por corredores, o Strava possui várias funcionalidades para quem deseja iniciar na corrida de rua, como a medição de distância, tempo e passada. Ele também permite compartilhar rotas e tem ótimas opções de desafios, além da criação de comunidades. Também pode ser utilizado para medir outros tipos de exercícios, como natação, ciclismo e até patinação.

7. Fitify7 aplicativos de exercícios físicos gratuitos fitify

Outra ótima opção para aqueles que desejam se exercitar no conforto de casa o Fitify possui mais de 900 opções de treinos e abrange diversos tipos de exercícios como yoga, cardio e HIIT (high intensity interval training, ou treino intervalado de alta intensidade em português). Os exercícios utilizam apenas o peso do corpo ou equipamentos simples, o que facilita para o atleta que está começando.

Qual é oseu aplicativo preferido na hora de malhar? Deixe seu comentário e aproveite para conhecer outras dicas de saúde em nosso blog.