Benefícios dos tênis zero drop no esporte

Quais seriam os benefícios de um calçado zero drop para os exercícios? Essa é uma pergunta que gera muita discussão entre os profissionais da saúde e do esporte, dividindo opiniões entre aqueles que acreditam nos benefícios de um contato mais amplo com o chão e outros que ainda tem no amortecimento um dos grandes trunfos do calçado esportivo.

O que é um calçado zero drop?

Benefícios dos tênis zero drop no esporte - sapatilhas Fiber Multisports sendo ajustadas

O calçado zero drop ou minimalista, é um calçado com o mínimo de drop possível. Mas afinal, o que é esse tal de drop? O drop do tênis é a diferença entre a altura em que seu pé apoia da base do calcanhar para a altura em que seu pé apoia a planta do pé dentro do tênis. Nos tênis de corrida, por exemplo, o drop fica em torno dos 12mm. Já nos calçados minimalistas esse número é o mais próximo do zero possível.

Dessa forma, os calçados zero drop que foram criados especialmente para a atividade física, além do drop mínimo, também possuem outras características que visam o conforto na prática do esporte, como leveza e mais espaço para a movimentação dos pés, o que os diferencia de outros calçados geralmente usados mais no dia a dia.

Zero drop nos exercícios físicos

Caso o atleta esteja executando um treinamento de força usando um tênis fabricado para a corrida, o problema estará no calcanhar levantado. Ao contrário dos animais de quatro patas, nós, bípedes, não evoluímos para ficar em pé ou se mover apenas nas pontas dos pés. Naturalmente somos mais fortes e mais estáveis ​​quando todo o nosso pé está alinhado, dessa forma, quando o atleta eleva o calcanhar acima dos dedos, tanto a mobilidade do tornozelo quanto a estabilidade geral são afetadas.

Mas como o calçado zero drop  pode auxiliar nos exercícios físicos, especialmente naqueles envolvendo peso?

Os calçados minimalistas podem trazer uma série de benefícios para o atleta em termos de performance, além de diminuir o risco de lesões. Através dele o esforço que, com a utilização de um calçado com drop padrão, sobrecarrega a estrutura dianteira do pé, passa a ser melhor distribuído para toda a superfície, fazendo com que outros músculos do corpo sejam usados, sobretudos os das coxas, glúteo e costas.

Outro fator importante é que, por terem um design que permite uma liberdade maior ao formato do pé, os dedos podem se espalhar melhor, gerando maior equilíbrio e facilitando a movimentação do atleta.

Os calçados zero drop levam algum tempo para se acostumar se seus pés e pernas estiverem condicionados a sapatos de salto alto, mas muitas pessoas que trocam notam um aumento no desempenho imediatamente, especialmente em exercícios que exigem boa mobilidade do tornozelo, como o agachamento.

Riscos e cuidados ao usar o calçado zero drop

Benefícios dos tênis zero drop no esporte - sapatilhas Fiber Multisports

A utilização de um calçado esportivo minimalista requer um tempo de adaptação, não importa qual o tipo de treino o atleta pretende executar. Recomenda-se que ele intercale a utilização do calçado zero drop com aqueles utilizados normalmente para que o pé se acostume aos poucos com os novos tipo de movimentos e força aos quais irá se submeter. Essa adaptação é extremamente necessária para evitar machucados e, principalmente, lesões severas que podem ocorrer devido a essa mudança.

Recomenda-se também a opinião de um profissional especializado, para que ele possa averiguar a possibilidade dessa transição e, novamente, averiguar a estrutura do atleta e sua disponibilidade para então evitar lesões mais sérias. E, sobretudo lembrar que cada corpo possui sua particularidade, não conseguir se adaptar ao calçado zero drop não é problema, o importante é uma prática saudável dos exercícios físicos.

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