História do Beach Tennis

Você conhece a história do beach tennis? Sabia que ela é uma das modalidades que mais cresce em números de participantes no mundo? Por ser um jogo dinâmico e fácil de aprender, o beach tennis vem ganhando admiradores por todo o planeta. Vamos conhecer um pouco de sua história?

O começo do beach tennis

História do Beach Tennis - jogadora de beach tennis iniciando um saque com adversários ao fundo

O beach tennis teve seu início na província de Ravenna, na Itália em 1987. Ele surgiu de uma mistura entre o tênis tradicional, o vôlei de praia e o badminton e logo começou a passar a ter adeptos em outros países. Porém foi apenas em 1996 que a modalidade foi regularizada e se tornou profissional, quando teve suas regras estabelecidas pela Federação Internacional de Tênis (entidade que também regula o tênis convencional). A partir desse momento, o beach tennis cresceu, especialmente nos países com esportes desenvolvidos para modalidade de praia.

O beach tennis no Brasil

História do Beach Tennis - jogador de beach tennis sacando

O beach tennis chegou ao Brasil em 2008 no Rio de Janeiro, cidade famosa por abrigar diversos esportes praticados na praia e o crescimento do esporte no país foi imediato. O primeiro torneio realizado em solo brasiliero aconteceu em 2010 em Florianópolis e teve 36 inscritos.

Ao longo dos anos o Brasil começou a ter maior protagonismo no esporte, inclusive tendo jogadores ranqueados nas primeiras posições, tanto do masculino quanto do feminino, perdendo apenas para a Itália, país natal, em relevância na modalidade. Para exemplificar a importância do Brasil no beach tennis, foi realizado em 2017, em Niterói, uma competição que reuniu mais de 700 atletas entre profissionais e amadores.

As regras do beach tennis

História do Beach Tennis - jogadora de beach tennis sacando

As regras do beach tennis são derivadas tanto do tênis tradicional quanto do vôlei de praia. Já a quadra é delimitada por fitas e pode ter duas dimensões: uma medida para jogo de simples (16m x 5m) e outra para jogo de duplas (16m x 8m) e para ambas a rede deve possuir a mesma altura, 1,70m. É importante que se use uma rede específica para o beach tennis, caso contrário a bolinha pode passar pelo meio da mesma.

Já a bolinha do tênis de quadra e do beach tennis são fabricadas com o mesmo material, porém se diferem em termos de pressão (a bolinha do beach tennis é 50% despressurizada) e nas cores (a bolinha do beach tennis tem duas cores, uma amarela e outra laranja, para facilitar a visualização em situações de muita claridade).

Na pontuação dos games o beach tennis é igual a do tênis tradicional: 0/15/30/40, mas o 40 x 40 é sempre sem vantagem, o que é chamado de ponto decisivo. Quem o faz, vence o game. Já os sets podem variar. Ele pode ser uma versão simples de até 6 games (Se empatar 5×5, vai a 7. Se empatar 6×6, disputa-se um tie break de 7 pontos) ou um set longo de até 8 games (se empatar 7×7 vai a 9. Se empatar 8×8, disputa-se um tie break de 7 pontos). O jogo é disputado em melhor de 3 sets, com terceiro set para definir, ou melhor de 3 sets com um super tie break (de até 10 pontos) para definir o vencedor.

Já no saque, o sacador tem a liberdade para escolher onde deseja se posicionar ao longo da linha de base e onde direcionar a bola na quadra adversária. O saque pode ser efetuado tanto por cima quanto por baixo, com exceção da modalidade de dupla masculina, que deve sempre ser efetuado por baixo. Além disso, o saque é feito de forma rotativa, trocando o sacador a cada game, sempre intercalando entre uma dupla e outra para que os quatro jogadores em campo sirvam.

Quer conhecer mais sobre o beach tennis e as características que fazem dele um esporte tão dinâmico e divertido de praticar? Acesse nosso blog para mais novidades.