Vai praticar beach tennis? Veja quais cuidados tomar com a saúde

Pensando em começar no beach tennis? Veja alguns cuidados necessários para quem pretende se aventurar nesse esporte tão dinâmico.

O beach tennis é um modalidade criada na Itália, no final da década de 80, e desde então vê seu número de adeptos crescer a cada ano. Um dos principais motivos pelo aumento de interesse pelo esporte é o fato de ele ser um ótimo exercício para quem está buscando perder peso e melhorar a forma física, já que se trata de uma modalidade que exige muita movimentação, esforço do corpo e capacidade aeróbica.

Porém, justamente por ser um esporte tão dinâmico, é que alguns cuidados devem ser tomados antes de entrar em quadra, para que lesões ou problemas de saúde maiores possam ser evitados. Vamos conhecer seis dicas para quem vai começar no beach tennis com o máximo de cuidado:

Fortalecer os músculos

Vai praticar beach tennis? Veja quais cuidados tomar com a saúde - mulher fazendo musculação

O beach tennis é um esporte que exige movimentos difíceis, certos músculos são movimentados em ângulos aos quais eles não estão acostumados, portanto antes de começar a modalidade um dica interessante é fazer exercícios de fortalecimento dos músculos, especialmente aqueles das regiões do abdômen e coluna, os quais serão responsáveis por contorcer o corpo nos momentos de golpear a bolinha.

Fazer um bom aquecimento

Fazer um bom aquecimento é de extrema importância para qualquer atividade física, especialmente para a prática de uma modalidade tão exigente quanto o beach tennis. Um aquecimento antes do exercícios traz uma série de benefícios ao atleta, como o de aumentar a temperatura do corpo, aquecer os músculos e diminuir o risco de lesões. Também se recomenda um alongamento antes e depois dos exercícios, o alongamento antes acostumam os músculos com os movimentos exigentes do esporte, o alongamento posterior é importante para relaxar os mesmos.

Manter-se hidratado

Vai praticar beach tennis? Veja quais cuidados tomar com a saúde - atleta mulher tomando água

Nosso corpo é feito de dois terços de água, portanto, como na prática de qualquer esporte, a hidratação do atleta é parte essencial na hora de prevenir lesões e evitar maiores problemas de saúde. O beach tennis exige muito do atleta, causando uma grande perda de líquido por conta do suor. Por isso é importante manter-se hidratado durante e, principalmente, após as partidas, já que é nesse momento que o corpo precisa se recarregar com a energia e sais minerais que perdeu ao longo do exercício.

Se alimentar de forma saudável

Uma outra dica que serve para outras práticas esportivas, mas que é essencial quando se trata do beach tennis. Uma alimentação saudável pode ser a diferença entre um esporte com grandes ou pequenos resultados. Uma alimentação saudável é responsável por diminuir as lesões, evita a fadiga durante a partida e repõe melhor a energia perdida durante a prática.

Se vestir de forma leve

Vai praticar beach tennis? Veja quais cuidados tomar com a saúde - homem rebatendo bolinha de beach tennis

O beach tennis, apesar de estar ganhando espaços criados especificamente para sua prática que, nas grandes cidades, geralmente é fechado, ainda é um esporte majoritariamente praticado na praia, sem qualquer tipo de proteção contra as intempéries, especialmente a luz solar. Por isso é imprescindível o uso de roupas leves que facilitem os movimentos e diminuam o suor. Outro item que deve ter a sua leveza como fator essencial é a raquete, pois raquetes mais pesadas podem levar o jogador iniciante a lesões mais sérias nos músculos e tendões.

Se proteger do sol

Caso o beach tennis esteja sendo praticado na praia os cuidados com a pele são fundamentais. O uso de protetor solar é item de primeira necessidade, e é necessário atenção a todas as partes do corpo, especialmente aquelas que geralmente são esquecidas, como a parte de trás das orelhas, dos joelhos e a sola dos pés. Também recomenda-se o uso de roupas com proteção ultravioleta, além de acessórios com a mesma função protetora contra a luz solar, como óculos, bonés e viseiras.

Quer conhecer mais sobre o beach tennis e as características que fazem dele um esporte tão dinâmico e divertido de praticar? Acesse nosso blog para mais novidades.