Growth mindset - 7 dicas para ter uma mentalidade de crescimento

Quer desenvolver um growth mindset? Separamos 7 dicas para ter uma mentalidade de crescimento constante. Essa é uma atitude mental com a qual encaramos a vida e que pode ser a diferença na hoar de buscar uma vida profissional de sucesso e constante evolução. Mas afinal, o que é um growth mindset? Vamos conhecer a diferença de um mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa:

Fixed mindset and growth mindset

growth mindset - 7 dicas para ter uma mentalidade de crescimento - mentalidade fixa x mentalidade de crescimento

Antes de explicar o que é um mentalidade de crescimento, é preciso entender o que é seu seu oposto, uma mentalidade fixa. A mentalidade fixa tem como principal característica a ideia de que as pessoas não podem se desenvolver, como se seus tributos viessem prontos de fábrica, sem espaço para mudanças.

Para as pessoas de mentalidade fixa, características tais quais inteligência, talento, qualidades e habilidades são traços pessoais que não podem ser mudados. São conceitos e verdades imutáveis sem a possibilidade de desenvolvimento.

Outro ponto chave em relação à mentalidade fixa é a relação da pessoa com o fracasso e o erro. Para esses indivíduos errar é insuportável, por isso ele evita desafios que possam lhe trazer novas experiências, pois eles podem levar ao fracasso e as críticas.

O que é growth mindset

Já a mentalidade crescimento a ideia de erro e fracasso é completamente subvertida, e faz com que essas características, que antes possuíam conotações ruins, passem a ser positivas. A growth mindset se baseia na ideia de constante aprendizado, melhoria contínua e desenvolvimento de novas habilidades.

Portanto, quando confrontado com a possibilidade de novos desafios, uma pessoa com mentalidade de crescimento constante vê nesse desafio a possibilidade de desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Algumas dicas para desenvolver um growth mindset:

Troque a expressão fracasso por aprendizado

Uma das diferenças básicas de um mentalidade de crescimento para uma mentalidade fixa é a relação delas com o fracasso. Se para mentalidade fixa o fracasso é sinônimo de falha e infelicidade, para a mentalidade de crescimento é uma oportunidade de aprendizado, de buscar novas respostas para um problema, pois é através de tentativa e erro que podemos verificar teses e fazer novas pesquisas até encontrar a resposta ideal.

Valorize o processo até o resultado

Às vezes a melhor parte da viagem está nas paisagem que vislumbramos antes de chegar ao destino final, na trilha sonora que ouvimos, ou na conversa com os companheiros de viagem. A mentalidade de crescimento nos ensina que essa ideia pode ser aplicada a todas as etapas da vida, que devemos aproveitar cada momento, pois eles são únicos. Aproveitar os altos e baixos de um processo é desenvolver uma nova perspectiva da ideia de sucesso e crescimento, e das nuances que esses conceitos carregam.

O reconhecimento é apenas consequência

Se começarmos um projeto ou uma carreira visando pensar no reconhecimento, ele novamente será norteado pela ideia do fracasso, pois no futuro nada é certo. Portanto, antes de mais nada, é preciso, antes de começar algum projeto, se ter certeza de ele será executado com paixão e que o principal benefício dele estará no conhecimento adquirido durante o processo.

Esteja aberto às críticas

growth mindset - 7 dicas para ter uma mentalidade de crescimento carregando

Uma das grandes dificuldades de quem possui uma mentalidade fixa é a incapacidade de lidar com feedbacks negativos, pois eles são invariavelmente ligados à ideia de fracasso. Para as pessoas de mentalidade de crescimento, a crítica é uma possibilidade de crescimento, de aprender com os erros cometidos e poder evoluir.

Poder errar (e não desistir)

O sentimento de erro e fracasso pode ser desestimulante, porém desistir de tudo faz com que aquilo que foi aprendido não seja assimilado. Desistir para a pessoa de mentalidade fixa está ligada à ideia de que o sucesso ou fracasso pode ser medido apenas no final, quando na verdade o processo de crescimento é a parte mais importante.

O aprendizado constante como meta

Como o growth mindset é focado no processo de evolução constante, nada mais adequado do que pensar nele como um estudo sem fim. Novas tecnologias e novos conhecimentos surgem a todo tempo. Estar próximo do que acontece no mundo pode ser tarefa difícil, porém é algo estimulante para aqueles que buscam um crescimento constante.

O esforço vale mais do que o talento

Ao contrário das pessoas com mentalidade fixa que acreditam que cada um recebe as qualidades e talentos do berço e que não podem ser modificadas, a mentalidade de crescimento acredita que com esforço e dedicação é possível fazer qualquer coisa. Por isso é preciso, além de muita força de vontade e foco, saber que haverá percalços e que eles são parte de um processo de aprendizado e crescimento constante.

E você, se considera um pessoa de mentalidade de crescimento e está disposto a encarar esse desafio? Para dicas de crescimento pessoal acesse nosso blog para mais novidades.