Equipamentos Essenciais para o Beach Tennis

O beach tennis é um dos esportes que mais cresce no mundo em números de participantes, especialmente do Brasil, um país que se destaca em esportes de praia. Mas apesar de ser uma modalidade nova e que se apresenta como um ótima opção para quem busca uma atividade completa - com enormes benefícios para saúde - o beach tennis é praticado com equipamentos simples, fáceis de encontrar nas melhores lojas do mercado e com preços acessíveis. Vamos conhecer os equipamentos para prática do beach tennis e um pouco mais de suas características:

Características do beach tennis

O beach tennis foi criado no litoral italiano no ano de 1987 e desde então vem ganhando admiradores e praticantes por todo o mundo. O esporte possui influência do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton e foi profissionalizado em 1996, quando suas regras foram estabelecidas pela Federação Internacional de Tênis (o mesmo órgão que dita as regras do tênis de quadra).

Mas apesar de algumas semelhanças com outros esportes, o beach tennis possui características próprias, especialmente em relação aos equipamentos de jogo que foram criados para atender as exigências de uma modalidade que tem como seus principais pontos o dinamismo e a exigência física do atleta.

Vamos conhecer um pouco mais dos equipamentos essenciais para a prática do beach tennis e o porque eles são tão importantes:

Raquete

Equipamentos Essenciais para o Beach Tennis - Raquete

A raquete é um dos itens mais diferenciados do beach tennis, pois possui elementos próprios para a prática do esporte. A principal característica é o fato de ela não possuir cordas - como as raquetes do tênis tradicional - mas sim furos (que podem variar de tamanho e quantidade, dependendo do modelo) que são responsáveis por diminuir a resistência do ar, especialmente útil em um modalidade em que a maioria das partida é práticada ao ar livre.

Para evitar lesões recomenda-se que o atleta iniciante comece utilizando uma raquete produzida com um material mais leve, como a fibra de vidro e que possua dimensões adequadas para quem está começando. Já os atletas mais experientes geralmente optam por raquetes mais pesadas nas pontas, pois essas executam golpes mais potentes com um menor necessidade de força.

Quem quiser saber mais sobre como escolher sua raquete de beach tennis, temos um post especial em nosso blog sobre o assunto. Confere-lá

Bolinha

Equipamentos Essenciais para o Beach Tennis - Bolinha

As bolinhas para prática do beach tennis são feitas do mesmo material que as bolinhas do tênis tradicional, porém possuem características que se distinguem das outras. A principal diferença está na pressão com as quais elas são fabricadas, as bolinhas do beach tennis são despressurizadas em 50%, o que as torna mais macias e lentas, ideias para prática da modalidade.

Outra diferença está nas cores, as bolinhas de beach tennis geralmente possuem duas cores, amarelo e laranja, que tem como objetivo criar um contraste com a areia. Como o beach tennis é um esporte regulado pela ITF, suas bolinhas vem com impressão stage2, para as diferenciar das bolinhas comuns.

Roupas

Equipamentos Essenciais para o Beach Tennis - casal jogando beach tennis

Muitos acreditam que as roupas para a prática de beach tennis devem ser roupas de praia, mas essa é uma suposição errada. Roupas tradicionais de ir a praia não vão proteger o atleta do contato mais forte com o solo, o que pode ocasionar alguns machucados e lesões. Recomenda-se roupas especiais para prática do esporte, como camiseta e shorts com proteção ultravioleta.

Outros equipamentos de proteção, especialmente para os olhos, podem fazer a diferença, como bonés, viseiras, óculos de sol, além de faixas e munhequeiras. E apesar de não ser um equipamento, quando for praticar o beach tennis ao ar livre, é sempre importante passar protetor solar antes da partida.

Sapatilhas

Equipamentos Essenciais para o Beach Tennis - sapatilha

Geralmente em modalidades de praia, os pés são parte do corpo que menos recebem atenção, já que existe a suposição de que para um esporte praticado na areia não seria necessário proteção. Essa suposição pode levar a diversos machucados e outros problemas para os pés, como a micose, por exemplo. Para proteger os pés, tanto de umidade, como de queimaduras que possam ocorrer por conta do contato da sola do pé com a areia escaldante, recomenda-se o uso de sapatilhas específicas para a prática da modalidade, criada para dar a máxima proteção ao atleta.

Quer saber mais sobre o beach tennis e outros assuntos relacionados ao esporte e ao bem-estar? acesse nosso blog para mais novidades.