Jogador mais alto e mais baixo da história da NBA

Na temporada 1987-1988 da NBA algo inusitado e, que provavelmente, nunca será repetido aconteceu. Pertenciam ao elenco da equipe do Washington Bullets tanto o mais alto quanto o mais baixo dos jogadores que já participaram da liga.

Manute Bol - Maior jogador de basquete da hostória da NBA.

Manute Bol divide o recorde de jogador mais alto da história da NBA com Gheorghe Mureșan, ambos com 2,31m de altura. A diferença ficando na envergadura de Manute, que chegava até 2,60m e no peso, apenas 91 kg.

A história de como Manute Bol parece que foi criada para o cinema. Vivendo em uma comunidade rural do Sudão, sem energia elétrica ou água potável, Bol chamou atenção após aparecer em uma foto da aldeia quando um político da região visitava o local. Sua altura fez com que ele recebesse um convite da seleção sudanesa de basquete, mesmo nunca tendo jogado basquete na vida. Mas apesar da pouca prática, a presença de Manute não poderia passar despercebida, e logo ele recebeu um convite para jogar por uma universidade nos Estados Unidos, mesmo não sabendo falar inglês e com pouca experiência no esporte.

A carreira universitária de Manute Bol foi curta. Não que ele tivesse algum problema de adaptação, pelo contrário, era muito estimado pelos colegas e companheiros de time, mas porque ele precisa chegar até os profissionais, onde o salário que receberia seria usado para tirar sua irmã do Sudão, que na época vivia uma guerra civil.

Bol foi selecionado pelo Washington Bullets na segunda rodada do recrutamento de 1985, e seu desempenho nas primeiras temporadas foi de um jogador promissor, mas que ainda tinha muito que aprender, o que fazia sentido, já que ele a pouco havia começado a praticar o esporte.

 

Muggsy Bogues - jogador mais baixo da história da NBA

Tyrone Curtis "Muggsy" Bogues por sua vez teve uma trajetória bem diferente. Por conta da sua altura, míseros 1,60m, ele não chamava atenção fora de quadra e dentro era sempre tratado com desconfiança. O que não o impediu de se destacar em todas as modalidades amadoras do basquete norte-americano, tanto que em seu time de ensino médio foi escolhido como o MVP (jogador mais valioso) em uma equipe que possui mais três jogadores que foram para a NBA.

Bogues jogou quatro anos na faculdade de Wake Forest, onde liderou as estatísticas de assistências e roubos de bola por três temporadas. Mesmo assim, a maioria dos olheiros não acreditava que seu jogo poderia se desenvolver em um ambiente profissional e altamente competitivo como o da NBA.

Apesar disso, novamente o Washington Bullets arriscou. Muito por ser uma forma de chamar o público para o ginásio, já que a franquia era uma que menos recebia torcedores. Os Bullets selecionaram Mugsy com a décima segunda escolha do draft de 1987.

Jogador mais alto e mais baixo da história da NBA no mesmo time.jogadores mais alto e mais baixo da historia da NBA

Assim o time da capital americana agora tinha em seu elenco o jogador mais baixo e o mais alto da história da liga, que apesar de tudo criaram um entrosamento dentro e fora de quadra, e as primeiras semanas pareciam promissoras. Mas o que deveria ser uma temporada de crescimento do time e de desenvolvimento para os jogadores, logo se transformou em decepção, com os dois atletas perdendo tempo de quadra e suas posições de titulares.

Essa concomitância durou apenas uma temporada. Mugssy não foi protegido pelo time e portanto foi escolhido no recrutamento de expansão pelo Charlotte Hornets. Na nova equipe ele teve a melhor fase da carreira, quando liderou o time da Carolina do Norte até a segunda rodada dos playoffs de 1993. Bogues permaneceu 9 temporada nos Hornets, e depois rodou por alguns times até se aposentar em 2001, sendo considerado um dos jogadores mais representativos da NBA nos anos 90. Além de ter participado do filme Space Jam, com Michael Jordan, também atuou em inúmeras campanhas publicitárias de sucesso na época.

Manute Bol foi trocado para o Golden State Warriors na temporada de 1988, e apesar de ter liderado a liga em tocos na temporada seguinte, nunca conseguiu se firmar em nenhum time, sendo seguidamente trocado ou dispensado. Ele se aposentou da NBA em 1995, mas continuou sua carreira como ativista social, com inúmeras campanhas de arrecadação de fundos para ajudar no resgate de refugiados na guerra de seu país natal. Bol acabou falecendo em 2010 de complicações de uma doença de pele degenerativa conhecida como síndrome Stevens–Johnson. Seu filho, Bol Bol (de apenas 2,16m) tenta uma carreira na NBA, e atualmente atua pelo Orlando Magic.

Com a média de jogadores aumentando a cada ano, e com necessidade de jogadores mais completos em termos de atleticismo e habilidade, fica difícil imaginar que atletas com características físicas tão marcantes quanto Bogues ou Bol iriam conseguir um lugar na liga no futuro, o que faz com que esse momento em que os dois jogaram juntos pela mesma franquia um acontecimento único na história da NBA