Nunca é tarde para ficar em forma

Um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos feitos regularmente, podem fazer muita diferença na qualidade de vida de uma pessoa, não importa qual seja a idade. Esses exercícios que ajudam a ter uma vida mais saudável, também auxiliam na perda de peso, além de exercerem grande influência na saúde mental do indivíduo.

Não à toa as peças publicitárias de academias e produtos fitness geralmente retratam jovens em ótima forma fazendo algum tipo de exercício. Porém, ao contrário do que a publicidade parece indicar, não existe uma data limite para se começar a se exercitar, na verdade a atividade física passa a ser cada vez mais importante à medida que a pessoa chega perto da melhor idade. Assim, a atividade física pode ser um fator decisivo para que os anos seguintes possuam a qualidade de vida necessária para que se possa aproveitar a velhice no seu máximo.

Quais são os benefícios de praticar atividades físicas?

Os exercícios físicos são importantíssimos para as faixas mais experientes da população, pois reduzem os riscos para a saúde. Eles melhoram o controle de açúcar no sangue, reduzem a taxa de gordura no corpo e diminuem o risco de diabete tipo 2. Além disso, eles aumentam a força e resistência dos músculos, que precisam estar preparados para serem usados nas atividades e portanto precisam se manter ativos.

Um outro benefício dos exercícios que servem para todas as idades, mas que são de importância ainda maior para aqueles que pertencem às faixas etárias mais velhas, é a de auxiliar a pessoa no momento de abandonar velhos vícios, como o de fumar, por exemplo. Uma rotina de exercícios auxilia o corpo a procurar estímulos de formas diferentes, auxiliando nos momentos de privações da substância.


Mas como começar a fazer exercícios para perder peso? Seguem alguns tópicos para nortear a sua preparação:

Estabeleça metas realistas

O atleta iniciante, seja qual for a faixa etária, deve criar uma meta que possa ser alcançável. De nada adianta criar um objetivo de correr 50 quilômetros por semana se o seu fôlego só permite corridas de 2 quilômetros, ou então estabelecer uma meta de ir 5 vezes por semana na academia quando a rotina só permite 1. Metas muito difíceis fazem com que não se tenha a sensação de estar realizando algo e portanto leva a desistências mais facilmente.

Conheça seus limites

Parecido com a ideia de uma meta realizável, conhecer o limite do corpo é importante na hora de começar um exercícios, pois no momento de querer se superar para atingir algumas metas não realistas, o atleta iniciante pode se lesionar. Por isso a importância de possuir um bom instrutor ou professor, seja qual for a prática que se está começando.

Controle a alimentação

Quanto melhor for a alimentação, melhor serão os resultados dos exercícios, portanto alimentação e atividade física devem andar juntas. E a preocupação não pode ficar só nas refeições principais, mas deve se estar atento a tudo o que se come, especialmente nos lanches entre refeições, que muitas das vezes não incluem alimentos saudáveis e podem fazer a diferença na hora de perder peso.

Acredite no processo

Exercícios para perda de peso e uma vida saudável são ações realizadas para se ter resultados a longo prazo, portanto não desista caso não note grandes diferenças nas primeiras semanas. O principal objetivo é tornar o exercício um hábito, logo os resultados começarão a surgir. Caso seja necessário procure também um nutricionista para lhe ajudar com essa meta. O processo é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos.

E lembre-se que todas essas ações são ainda mais importantes nos anos que virão, seu corpo e mente do futuro lhe agradecem.