Para que servem as meias antiderrapantes no futebol

Um olhar mais atento em uma partida de futebol profissional e você poderá perceber que alguns jogadores possuem os meiões do uniforme cortados na altura dos tornozelos, enquanto usam outras meias no restante dos pés. O que pode parecer uma prática inusitada é na verdade uma maneira que os jogadores encontraram para evitar lesões e machucados no decorrer das partidas. Mas qual o motivo por trás dessa prática?

Por que cortar os meiões?

A maioria dos meiões, inclusive aqueles utilizados pelos jogadores profissionais, não tem como objetivo o conforto do atleta e sim que ele permaneça o maior tempo possível dando sustentação às caneleiras, além de separar os pés da chuteira. Portanto, o material utilizado na região dos pés não visa o conforto do atleta, nem leva em conta as constantes mudanças de direção que acontecem durante uma partida ou mesmo melhorar a respiração dos pés.

Para ser ter uma ideia de quanto essa prática é antiga e como os meiões não possuem qualidade o suficiente, essa técnica de cortar os meiões remonta há pelo menos duas décadas. Segundo Denílson Macedo, roupeiro do Fluminense há mais de 25 anos, quem implantou a técnica foi Romário, que só entrava em campo dessa forma.

 

Mas quais são os benefícios de usar uma meia especial?

Diversas são as empresas fornecedoras de material esportivo que investem na produção de meias cada vez mais confortáveis e que garantem uma melhor performance dos atletas.
Estas meias são produzidas com tecnologia especial antiderrapante para que a mesma permaneça firme à sola da chuteira, evitando que o pé deslize e raspe nas paredes do calçado, causando lesões como bolhas e queimaduras. As melhores delas possuem pontos de de aderência feitos como materiais tais como borracha e silicone que melhoram a firmeza do pé, além de partes acolchoadas nos dedões, calcanhar e tornozelo, essenciais para absorver o impacto, melhorando ainda mais o amortecimento e conforto.

Além disso, a ação de cortar a meia principal de jogo e fixá-la no tornozelo pode ser o diferencial na performance de um jogador, mesmo no nível amador, pois além dos benefícios acima apresentados, as fitas também são importantes na hora de fixar as caneleiras.

Portanto na hora de jogar futebol (ou praticar qualquer esporte que envolva o uso de calçado específico) é importante também dar atenção a esses detalhes. Nesse caso, uma pesquisa antes da compra é muito importante, já que a qualidade das meias podem variar bastante. Encontrar a meia certa, de acordo com as necessidades do jogador, pode ser fator decisivo para o mesmo, pois é possível que uma lesão nos pés possa diminuir a qualidade da sua performance na partida ou mesmo lhe tirar do jogo.