Quanto custa ir para Copa do Mundo 2022
Com pouco tempo sobrando para se preparar para a Copa do Mundo de 2022, muitas pessoas acreditam que não haveria como assistir ao evento presencialmente, porém com muita pesquisa e alguma negociação ainda é possível torcer pela seleção brasileira em loco.
O torcedor que pretende começar agora a se preparar para ir para a Copa do Mundo de futebol já deve estar preparado para pagar um pouco mais do que aqueles que começaram a preparação mais cedo, e os preços só devem ir aumentando à medida que ficamos mais próximos da competição mundial. Para aqueles que ainda vão tentar a sorte e procurar um lugarzinho no meio da torcida brasileira, aqui vão algumas dicas de como se organizar:
Viagem
No Brasil estão disponíveis cinco possíveis pontos de partida para o Catar - Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo - Na região metropolitana da capital paulista, por exemplo, ainda existem voos diretos de São Paulo a Doha (capital do Catar). Uma viagem longa, mais de 14 horas, isso sem contar as escalas.
O preço de uma passagem ida e volta de Guarulhos para Doha, na categoria mais simples, custa na média 17 mil reais, porém esses valores podem aumentar dependendo de diversos fatores como o número de escalada, o local da partida, o nível de conforto e a aproximação com a data de início do evento.
Hospedagem
Assim como as passagens, o valor da hospedagem pode variar bastante. Existem diversas formas de acomodações, desde hotéis convencionais até airbnb's. O valor da hospedagem mais simples atualmente está na faixa dos 100 dólares, porém existem diversas opções ainda disponíveis, desde hotéis de luxo até casas e apartamentos que podem ser locados por todo o período da copa com valores que ultrapassam os 500 mil reais.
Ingressos
Essa é a parte mais delicada para quem pretende se organizar para a Copa do Mundo com poucos meses faltando, já que atualmente no site oficial da Fifa, os ingressos estão esgotados. Porém ainda há esperança para o torcedor brasileiro de última hora, como o programa de revenda da própria FIFA e outros aplicativos de venda semelhantes, porém os preços obviamente são bem maiores do que aqueles vendidos na abertura da venda dos tickets, os ingressos que antes custavam cerca de 300 reais, agora estão na média de 750 reais.
Infraestrutura
Uma das grandes vantagens da Copa do Mundo do Catar em relação às edições anteriores vai ser a facilidade de locomoção. O Catar é basicamente uma cidade-estado, e todas as sedes estão a poucos quilômetros de distância, fazendo com que o torcedor não precise de grandes deslocamentos ou gaste com mais viagens ou o aluguel de um carro, por exemplo.
Outra vantagem da Copa do Mundo do Catar é a possibilidade de obter transporte gratuito nos dias de jogo. Para isso o torcedor precisa baixar o aplicativo Hayya Card e fazer seu cadastro. Além de liberar transporte público no dia do jogo, será necessário estar com o aplicativo funcionando para outras funções, pois ele será exigido como identificação na entrada do estádio.
Para transações financeiras se aconselha que o torcedor brasileiro troque seu dinheiro pela moeda corrente do Catar, o Riyal, pois não são todos os estabelecimentos que aceitam dólar. Porém para quem deseja mais segurança, ainda existe a possibilidade de usar o cartão de crédito internacional, porém esse eleva ainda mais o custo da viagem, pois a cada transação internacional é cobrado mais uma taxa de 6,38% de IOF.
Em uma estimativa mais otimista, o torcedor brasileiro vai gastar cerca de 60 mil reais, levando em conta todas as possibilidades de economia, mas obviamente o valor pode variar muito dependendo de quantos dias serão de estadia e quais são os jogos que se pretende assistir, já que a medida que a competição vai chegando a suas fases finais, mais caros serão os preços dos ingressos.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar. E para mais novidades sobre a Copa do Mundo 2022 acesse nosso blog com material exclusivo.